2008-04-11

Mandriva 2008.1 Spring

Depois de umas 20h pra baixar 698MB consegui pegar a versão nova do Mandriva. Tinha falado que iria esperar até o fim de semana pra poder testar, mas a tentação foi maior! Até parece que iria ficar aqui com o cdzinho do Mandriva olhando pra mim pedindo pra mim instala-lo.
Sem nem pensar 2 vezes já salvei meus bookmarks(a ÚNICA coisa que eu morreria por, já perdi 30gb de músicas e nem fiquei tão "mal", mas se perder esses bookmarks é capaz de eu cometer suícidio!!!!) do firefox, salvei a baderna que estava no desktop e fui instalar a nova versão do Mandriva.
A instalação praticamente não mudou, teve uns retoques na parte de escolher o boot, que ficou bem bonita por sinal, e algumas mudanças no tema padrão. Corrigiram o erro bizarro do Menu Mandriva, tiraram aquele tema de iniciação feliz(eu gostava tanto...) e colocaram um bem mais cool. E outras coisinhas mais.
Finalmente o Klipper vem como serviço padrão, Adicionaram um "Redimensionar & Rotacionar Tela" que é bem útil pra trocar a resolução do monitor e deram uma embelezada nos ícones.
Depois de instalar chegou a hora do primeiro boot, o terrível. Porque terrível? Eu explico rapidamente, tem um bug milaborante que se você errar a senha do speedy na hora que pede pra tu configurar o sistema simplesmente NÃO INICIA MAIS! Enfrentei isso no 2008.0 e quando chegou a hora de configurar o speedy no spring, eu respirei fundo, e em vão tentei lembrar a senha pra conectar o speedy:
Username: internet@speedy.com.br
Senha: speedy

Aparece a tela: "Testando sua conexão"
Ufa! Finalmente corrigiram aquele bug chato, agora vão testar primeiro pra ver se não fiz burrada e qualquer coisa me dão a msg de erro e coloco a senha certa. Passou 2 minutos... Modem hora acendia as luzes, hora fica em "silêncio" Bem, vou esperar mais um pouco... 5 minutos passados, PRO INFERNO MANDRIVA E SEU BUG IDIOTA! E alegremente apertei ctrl + alt + backspace. Voltou na tela de configurar o speedy: "ufa! Agora vou por a maldita senha certa que eu sempre esqueço
Username: internet@speedy.com.br
senha: internet

E pam! Caiu no terminal pedindo o login. "Mas peraí, nem fiz o username ainda!"
Resolvei dar um reset e esperar o pior. Mas felizmente não aconteceu o pior, o sistema entrou certinho, vai ententer...

Problema do speedy com senha errada resolvido, é hora de instalar tudo. E ae veio a grande surpresa. Pra configurar os repositórios(que na verdade são chamados de midia) no mandriva, é só entrar no site Easy Urpmi escolher o que você quer, que ele te da um comando e tu cola no terminal e já era... Quer dizer, ERA ASSIM, agora simplesmente você clica no tipo de midia que você deseja, Official ou PLF, que ele baixa um arquivo e você simplesmente executa e feito, midia configuradas!
Chupaaaaaaaaaa ubuntu! Bem mais fácil que no Ubuntu, né? =P

De resto não tem muito o que eu contar, o sistema está bem rápido(como qualquer SO recém instalado) e rodando redondinho. Já configurei o mplayer pra rodar mp4, .mkv e afins e tudo parece dar certo.
Tive um pequeno problema com o SMPlayer na primeira vez que fui abrir ele deu logo a mensagem:
"Caro senhor usuário, não pude entender que raios de versão do Mplayer está instalada em sua maquina, queira morrer por favor me dizer"
"O grande SMPlayer, va pro inferno eu também não sei, mas vou chutar qualquer coisa, creio que um programa lindo como você deva ter uma maneira de reverter caso minha infinita sabedoria tenha me pregado uma peça"
E é claro que eu respondi a questão errada e o meu pc explodiu o SMPlayer não abria mais nenhum video, e é claro também que não tinha em lugar nenhum como reverter a escolha.
Fui logo pro google e digitei: "yuri trap femdom" "helllpme, fudi com o SMPlayer"
e fui pra FAQ do programa. Lá achei aonde ficava o arquivo de confg e mandei ele pro inferno!
Abri o SMPlayer de novo e pude escolher a opção certa!
Pra minha surpresa também o wine não vem mais com aquela fonte ilegivel e ja abriu o µTorrent sem frescura.
Falando em µTorrent, quando entrei no site pra baixar o programa reparei numa coisa:

Download µTorrent now - It's Free.
For Wine, Windows 95 (Winsock2), 98/ME, NT/2000, XP, 2003, and Vista.


Pra que versão for linux? Via wine ta mais do que bom!

É isso! Pretendia fazer um post completo sobre todas novidades do Mandriva 2008.1 com 23 ScreenShots e concluir com aquele pensamento de "o linux está cada vez mais fácil de usar, ano que vem é o ano dele, windows fede, ubuntu fede e bla bla bla" mas dane-se! Sou preguiçoso demais pra isso! =E vou resumir bem assim:
"Mandriva está melhor do que antes! Favor morrer todos os que usem outras distribuição! Meu pinto é maior por usar Mandriva e vocês são chatos, feios e bobos"
Ponto! =PPPPPP

ps: O senhor FDP do Blogger simplesmente publicou uma vesão anterior do texto, perdi uns 23 paragrafos e trocentas correções que fiz no texto! Agora foda-se! Não vou escrever tudo de novo e vai ficar cheio de erro! MERDA!

Nenhum comentário: