2008-03-26

Excesso de downloads serão punidos? Grande NOVIDADE!

Enquanto dava uma lida nos meus feeds me deparo com uma matéria do IDG Now com esse título:
Excesso de downloads é punido por provedores de banda larga
Imediatamente lembrei que no Japão os provedores de internet vão começar a punir quem usa p2p para meios ilegais.
Até pensei em escrever sobre isso aqui, principalmente levando o fato de que isso vai prejudicar muito quem vê anime pela internet. Será que teremos que pagar 200 reais por um dvd com 3 episódios? Mas eu confio no governo japonês e creio que vão fazer algo pra impedir, afinal, num país onde é legal lolicon (ainda, estão tentando proibir isso também) deve ter um governo competente.
Com isso em mente, pensei: "Deu merda! Agora o Brasil vai querer fazer igual!”.
Mas felizmente eu estava errado. Na verdade o que a matéria do IDG Now! fala é o que todo mundo já sabia a pelo menos uns... 3-4 anos atrás? Desde quando a telefônica tentava implementar o sistema de cotas mensais. Tem gente que conta que até foi cobrado um valor por ter ultrapassado o valor estipulado, mas que eles eram legais e só cobravam até 49,90, independente se você passasse mais. Passado esse período "negro" e vendo que a concorrência estava ganhando terreno eles finalmente anunciaram que não vão cobrar nada por trafego a mais. Você pode baixar o quanto quiser.
Palmas pra telefônica! A empresa que se nega a resolver problema de conexão em maquinas que usam linux (vou ficar devendo o link, mas isso já aconteceu comigo, um dia escrevo sobre isso) finalmente dava uma dentro.
E como ficou a concorrência? Continuou com o ridículo plano de cota mensal. Mas como eles são legais, não vão cobrar nada a mais pelo o que você ultrapassar "só" vão deixar a tua conexão pior que discada.
E é sobre essas duas empresas que a matéria fala. A virtua e a Ajato, que são as únicas idiotas (sem tachado, realmente são idiotas!) que fazem isso.
Nenhuma novidade pra mim. Só queria comentar uma coisa que realmente não gostei na conclusão da matéria, segue o trecho:

Fazer downloads ainda é possível (...).
Tenha por base um cálculo simples. Se somarmos o tamanho médio de arquivos de música - considerando 5MB - e de filmes - de 700MB -, seria possível, com 20GB, baixar aproximadamente 2.040 músicas e 14 filmes sem estourar a cota.

Duas mil músicas equivalem a aproximadamente 150 álbuns ou 160 horas de som. Se ainda tiver um tempinho, conseguirá assistir a cerca de 28 horas de filme com duração média de 2 horas.

Mesmo se o seu plano permitir apenas 4GB em downloads, você poderá baixar 820 músicas ou 4 filmes.

Conclusão: com 20GB você terá mais de uma semana ininterrupta de entretenimento e, com 4GB, quase 4 dias."


Ótimo, não? Parece papo de vendedor que quer te empurrar lixo.
Mas agora vou dar um calculo para eles:
Se eu tenho uma conexão de 2MBit, significa que posso baixar 1MByte em 5 segundos. Ou 12MB por minuto. Ou ainda 720MB por hora. O que nos leva a 17280MB em um dia. Isso é claro, levando em conta que você vai conseguir baixar sempre na velocidade máxima e que deixe o computador ligado o dia inteiro. Agora... Qual é mesmo a cota mensal?

NET Vírtua 2 Mega
Velocidade de Recebimento (download) até 2 Mbps
Velocidade de Envio (upload) até 300 Kbps
Franquia de Consumo 20 GB (Gigabyte)


20GB, né? Então quer dizer que eu vou pagar um valor pra ter uma conexão de 2MB pra poder usar ela em sua máxima velocidade por APENAS 1 DIA E MEIO!
Legal, né? Incluam essa conta ae IDG Now! e provedores. Aproveita e Escrevam explicitamente no contrato de adesão, ao lado da parte que só obrigam vocês a garantir 10% da conexão, que a velocidade contratada só poderá ser usada por apenas 1 dia e meio.

Conclusão: Não se deixem levar por essa ladainha de que você não vai usar totalmente a sua velocidade, você está pagando por algo e tem DIREITO de usar o que paga. Sistema de cota é a mesma coisa que cobrarem "pulso" pra você usar a internet! Acharam mais uma maneira de tirar dinheiro seu. Alias, não é nada barato a banda larga no Brasil, e ainda estão deixando mais caro. Fuja do virtua, da Ajato e... do IDG Now! também. Depois dessa continha deles, caíram no meu conceito.
É.. Por isso prefiro blogs...

Fonte: BR-Linux.org
Eu já tinha visto na IDG Now! Antes da Br-Linux publicar, mas prefiro dar link pra eles! =]

Nenhum comentário: