2008-03-17

Como gravar arquivos .img no Mandriva

Uso linux desde agosto de 2007. E de lá pra cá já enfretei vários problemas que um usuário "comum" pode encontrar. Farei o possível pra postar a solução deles.
Em todo esse tempo usando linux até então eu nunca tinha precisado gravar um arquivo .img em um cd. Mas neste domingo depois de baixar um jogo do psx (Parasite Eve) o mesmo veio em formato .img e eu tive uma desagradável surpresa.
"O K3b não suporta arquivos .img"
Não suporta uma porção de arquivos se a gente for ver bem. Apesar de eu adorar esse "queimador de discos" e achar ele superior ao Nero, ele ainda não tem um suporte tão amplo assim.
Bom, seguindo o primeiro mandamento do linux para quando "algo não funciona", eu fui pesquisar no google. Os resultados não foram muito animadores. A maioria das paginas encontradas eram posts de fóruns com a mesma dúvida que a minha, datados de 2006/05 e nenhuma resposta satisfatória. Tinha até um ritual satânico pra queimar um simples .img.

"Porra! Uso o Mandriva pra justamente não precisar realizar esse rituais! Quero o "apenas click e funcione"!
E bem, podem me chamar de usuário preguiçoso, mas se eu não acho o que procuro até no MÁXIMO a 3ª pagina do google eu geralmente desisto e vou tentar resolver de outra forma. E a resolução foi bem simples:
"Instalar um programa do windows!"
É claro! o Wine não existe a toa! O primeiro programa que veio em mente foi o finado descontinuado DVD Decrypter que nem página oficial tem mais. :\
Apesar do programa ainda estar disponivel nessa homenagempage eu não sou muito fã de usar programas velhos. A solução veio da própria pagina. Um programinha chamado ImgBurn que é na verdade uma cópia programinha bem parecido com o DvdDecryter.
Então sem hesitar baixei o programa e instalei. A instalação foi tão simples como se fosse um programa de windows... Er... É um programa de windows! Porém, como nem tudo são flores logo depois de aberto o programa não reconheceu meu gravador de dvd!



E lá vai eu pro google de novo...
De novo nada de resultados satisfatórios. Desde que comecei a usar o Mandriva eu tento ao máximo não usar o terminal! Não por medo, mas por simples preguiça, pra provar que só usa o terminal quem quiser! E como odeio esses Rituais Satânicos eu quase desisti. E então se travou esse dialogo(monólogo?) em minha mente:
"O wine sempre reconheceu os drivers certinhos quando eu usava o Ubuntu... Qual é o problema? Por que diabos o Mandriva não monta o cd virgem? Se tivesse montado eu aposto que o wine configuraria sozinho... É isso!"
A solução foi simples! Inseri um cd de mp3 qualquer no drive, abri o winecfg e estava lá o cd montado bonitinho! Pronto! Abri o ImgBurn e voa lá! Tudo funcionando perfeitamente! Gravei meu jogete e fiquei feliz pra sempre!
E ainda dizem que é difícil usar o linux!!!!

Tutorial de verdade:
Bom, na verdade isso foi mais um relato do que eu sofri passei para poder gravar um simples arquivo .img. Pra quem quiser um tutorial é simples:
1-Vá até a página oficial do programa e faça o download.

2-Salve em qualquer lugar e depois execute o instalador.

3-Vai clicando em Next, e mande o dedo do meio praqueles que falam que isso não é instalar um programa até enjoar e depois finish.

4-Antes de abrir o programa insira um cd virgem no driver, caso a sua distro seja feia, chata e boba não monte o cd virgem sozinho ou leia o ritual satânico que eu passei ou apenas faça como qualquer winuser orgulhoso de suas gambiarras: Insira um cd qualquer no drive que o programa passará, como num toque de mágina, a reconhecer teu drive de cd.

4.1- Caso ainda o programa não ache o teu driver, não se desespere! Va em Tool > Settings > I/O e desmarque a opção: "SPTI - Use 'CdRom' Class". Isso deve resolver o problema.

5-Divirta-se a reze 7 vezes ao dia por terem inventado o wine.

Ps: Pode me chamar de "herege" quem quiser. Por usar um programa de windows no linux! Dane-se! Quando o k3b tiver suporte a arquivos .img, .gi(sim, existe esse tipo de arquivo) e vários outros eu paro de usar ele!

Nenhum comentário: